Nada melhor do que finalizar o ano de 2019 já sabendo quais as linguagens devem se destacar no próximo ano. Que tal aproveitar e traçar uma meta de estudos envolvendo as linguagens mais promissoras para 2020?
Se você é iniciante, esta lista pode ser um ótimo guia inicial, já que as linguagens aqui citadas constituem grandes tendências do mercado. Caso você já atue na área há algum tempo, nunca é tarde para começar a estudar e se aprimorar nas linguagens que você já conhece ou até mesmo se aventurar em uma nova plataforma de desenvolvimento. Nos acompanhe nessa lista, onde mostramos a nossa opinião sobre as cinco linguagens que devem se destacar no mercado em 2020.
Curso Flutter - Fundamentos
Conhecer o cursoDart
O Dart tem ficado cada vez mais em evidência, principalmente por causa do Flutter. Trata-se de uma linguagem de programação fortemente tipada criada pela Google em 2011, sendo uma linguagem que pode ser executada tanto em ambientes de aplicações (como em aplicações mobile e desktop) como em ambientes web (podendo até mesmo ser utilizado para o desenvolvimento de aplicações com o Angular).
O Dart está muito ligado ao Flutter, o toolkit criado pela Google para o desenvolvimento de aplicações mobile fluídas e multiplataforma. O crescimento exponencial que o Flutter tem mostrado nos últimos meses em especial tem feito com que, consequentemente, o Dart receba mais atenção da comunidade em geral, já que o desenvolvimento de aplicações Flutter é feito em cima do Dart. Além disso, várias empresas, como o Nubank, começaram a adotar o Dart não somente para o desenvolvimento mobile, mas também para o desenvolvimento de aplicações web. Isso fará com que, certamente, a demanda por desenvolvedores Dart cresça significativamente em 2020.
Curso Kotlin com Android - Primeiros Passos
Conhecer o cursoKotlin
O Kotlin é uma linguagem de programação open source, multiplataforma e multiparadigma; tendo sido criada em 2010 pela JetBrains. Apesar o Kotlin ter mais apelo na comunidade pelo seu suporte para o desenvolvimento de aplicações Android, ele também pode ser utilizado no desenvolvimento backend. Utilizando o Kotlin também para o desenvolvimento backend, é possível obter toda a extensibilidade e maturidade característica dos frameworks e bibliotecas Java através de uma linguagem muito menos verbosa e com uma API mais agradável e moderna.
Desde 2017, o Kotlin tem sido adotado por grandes empresas para o desenvolvimento multiplataforma. Hoje, várias empresas estão migrando sua base de código de Java para o Kotlin, fora as empresas que já possuem sua stack completamente fundamentada no Kotlin. Entre estas empresas, é possível citar Google, Amazon, Netflix, Uber e a própria JetBrains. Como o Kotlin tem apresentado uma curva de crescimento constante nos últimos anos e as empresas estão começando a procurar de maneira mais enfática desenvolvedores que conheçam Kotlin, aprender esta linguagem é certamente uma boa pedida para 2020.
Curso Python - Fundamentos
Conhecer o cursoPython
O Python é uma linguagem de programação simples e extremamente poderosa. Se você é iniciante, o Python pode ser uma boa escolha, pois é uma linguagem com uma curva de aprendizagem baixa, possibilitando a criação de aplicações em um curto tempo de estudo. Essa característica tem feito com que o Python seja largamente empregado em áreas que atualmente estão em grande expansão no mercado, como Data Science e Machine Learning. Por causa da crescente demanda por profissionais nas áreas de Data Science e Machine Learning, além da presença constante do Python nos rankins de linguagens mais amadas pela comunidade nos últimos anos, estudar Python pode ser uma excelente escolha para 2020.
Curso HTML5 + CSS3 - Introdução a geradores de sites estáticos
Conhecer o cursoJavaScript / Node.js
O Node.js é um ambiente de execução Javascript baseado na engine V8 do projeto Chromium. Ele foi o grande responsável por popularizar o JavaScript como ferramenta para desenvolvimento de aplicações server-side. Outros conceitos utilizados por várias outras ferramentas, como o event looping e a abordagem reativa e não bloqueante, foram inicialmente popularizados pelo Node.js.
Atualmente, o Node.js é utilizado de maneira maciça por muitas grandes empresas, como Netflix, PayPal e LinkedIn. Essa popularidade que a plataforma têm hoje, além da popularização do Node.js para o desenvolvimento de outros tipos de ferramentas, como aplicações serverless e chatbot, certamente fazem com que ainda valha muito a pena estudar JavaScript e Node.js em 2020.
Curso Go Básico
Conhecer o cursoGo
Go é uma linguagem de programação escalável e multiplataforma criada pela Google. É fortemente tipada, segura e tem uma biblioteca padrão com um suporte nativo muito rico à grande parte das operações essenciais hoje em dia, como operações de I/O, de manipulação de streams e paralelização. Porém, mesmo com todo este poderio, o Go é relativamente fácil de aprender, graças a suas APIs simples aliadas a uma sintaxe concisa e com poucos ruídos.
O Go tem ficado cada vez mais popular por causa de sua vocação para lidar com softwares escaláveis e paralelismo, situações cada vez mais comuns no desenvolvimento de software moderno, onde precisamos lidar com aplicações ultra-escaláveis e microsserviços. Por causa disso, grandes corporações, como o Mercado Livre, a Atlassian e o grupo Globo.com têm aderido cada vez mais ao Go como parte de suas stacks tecnológicas e, por causa disso, estão sempre à procura de desenvolvedores de software que dominem esta linguagem. Por isso, aprender Go em 2020 pode fazer com que sua carreira decole de maneira exponencial.