Usabilidade é um conceito importantíssimo no processo de digitalização de qualquer empresa ou negócio. Pensar em uma ótima experiência para o usuário - termo conhecido como User Experience (UX) em inglês - é a principal tarefa dos profissionais de usabilidade dentro de uma organização. Basicamente, ele é o responsável por analisar, medir e melhorar o nível de satisfação do usuário ao utilizar um site ou aplicativo. Quanto mais a solução atender as necessidades, mais satisfeito o usuário final ficará.
Em linhas gerais, um usuário prioriza sites e aplicações que lhe oferece uma experiência agradável, seja pela eficácia, rapidez ou interface. Considerando que estes fatores podem determinar o sucesso ou o fracasso de um sistema, é importante contar com profissionais que se encarreguem de analisar a experiência de navegação, que prevejam o comportamento do usuário, bem como ofereçam um sistema que o satisfaça e atenda aos seus objetivos. Em suma, é isso o que um profissional de usabilidade faz.
Atividades profissionais
O profissional de usabilidade, também conhecido como UX Designer, tende a ser mais procurado no setor da tecnologia, embora existam especialistas que realizam esta atividade elaborando produtos físicos. Na área de tecnologia, sua principal função é atuar como um elo entre desenvolvedor e o usuário final.
Este profissional é responsável por se colocar no lugar dos usuários e avaliar a necessidade de incluir, ajustar ou remover determinada funcionalidade. Caso o recurso seja incluído, ele também deverá visualizar como será o seu comportamento. Outras atividades comumente realizadas pelo UX Designer são:
- Analisar e levantar requisitos;
- Avaliar produtos com um olhar especializado;
- Realizar estudos de campo com usuários atuais ou com potenciais usuários;
- Convidar os stakeholders para realizar sessões de brainstorming e entrevistas;
- Garantir que as melhores práticas de usabidade seram cumpridas;
- Prever potenciais problemas ou dúvidas dos usuários;
- Colaborar com profissionais de design, negócios, marketing e tecnologia;
- Elaborar conjunto de protótipos para serem avaliados;
- Ser a ponte entre o que a empresa quer e o que o usuário precisa;
- Difinir escopos e prioridades do projeto;
- Realizar testes de usabilidade constantemente;
- Verificar qual funcionalidade deve ser otimizada;
- Realizar pesquisas de satisfação e comentários ao suporte técnico;
- Acompanhar o processo de implantação.
Atualmente as organizações estão cientes da importância de colocar o cliente no centro de sua estratégia e, por isso, precisam ter profissionais de usabilidade capazes de alinhar os objetivos de negócio com as necessidades de seus clientes.
Curso UX/UI - Introdução
Conhecer o cursoCaracterísticas do profissional
Pessoas que desejam se tornar um UX Desing precisam ter uma mente calma e aberta para entender o usuário, bem como ter empatia e entender que sempre está projetando algo para os outros. Além disso, este profissional deve ser um especialista em analisar e sintetizar estruturas de informação.
O profissional de usabilidade também costuma ser uma pessoa interessada em descobrir problemas e curiosa para encontrar uma maneira de como resolvê-los. Ter um perfil analítico e boas habilidades de comunicação também são características essenciais.
Outras características desta profissão são:
- Atenção aos detalhes, para antecipar possíveis erros e analisar qual será a solução para eles;
- Alta capacidade de comunicação, já que a maioria dos textos que acompanham os produtos tecnológicos geralmente são escritos em uma linguagem muito técnica e confusa;
- Esta capacidade de comunicação também será um recurso importante na hora de descrever tanto os problemas identificados, quanto as soluções encontradas;
- Ter noções de design, para fazer com que as ideias propostas sejam corretamente interpretadas pelo resto da equipe de trabalho;
- Inquietação e muita curiosidade em saber como funcionam as coisas.
Considerações Finais
O UX Desing é um profissional que verifica se determinado produto deixará uma boa sensação nas pessoas, em relação à ergonomia, facilidade de uso, eficiência, entre outros aspectos. Portanto, esta é uma profissão multidisciplinar, de grande relevância para as organizações e de alto nível estratégico. Basicamente, ele atua utilizando habilidades de três áreas: Psicologia (para entender as pessoas), Design (para definir a interface, os elementos do produto e o seu impacto nas pessoas) e Tecnologia (para estruturar a parte técnica).