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Desenvolvimento Mobile Flutter

Configurando fontes em projetos Flutter

Veja neste artigo como configurar fontes em projetos Flutter.

há 4 anos 7 meses

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Ao desenvolver um app, precisamos nos preocupar com os mínimos detalhes, desde sua paleta de cores até as fontes a serem utilizadas. No Flutter, o uso de fontes externas é relativamente simples, necessitando apenas de algumas configurações. Sendo assim, neste artigo veremos como configurar fontes em projetos Flutter.

Como adicionar e configurar fontes no projeto flutter

A configuração de fontes externas no Flutter possui dois passos, basicamente. Primeiro, precisamos criar o diretório e armazenar os arquivos de fontes nesta pasta. Depois, é necessário configurar este diretório no arquivo pubspec.yaml do projeto, como veremos nos tópicos abaixo.

Onde armazenando fontes personalizadas no projeto Flutter

O primeiro passo para utilizar fontes em um app Flutter é inserí-las no projeto. Para isso, na raiz do diretório do app, precisamos criar uma pasta chamada assets. É ela quem vai armazenar os arquivos estáticos do nosso projeto, sejam fontes, imagens, áudios, etc.

Pasta para adicionar fontes externas no projeto flutter Lembre-se que esta pasta deve estar na raiz do projeto :)

Depois disso, criamos um outro diretório (agora, dentro da pasta assets) chamado fonts. É ele quem vai armazenar as fontes do nosso projeto. Para este exemplo, vamos utilizar a fonte Montserrat, que pode ser baixada no site do Google Fonts.

No site, há diversas variações da fonte, mas utilizaremos apenas as versões Montserrat-Light, Montserrat-Regular, Montserrat-Medium e Montserrat-Bold. Para isso, copiamos os respectivos arquivos de fontes que baixamos e colamos no diretório fonts do projeto:

Lista de fontes externas adicionadas ao projeto flutter Com isso, as fontes já estão no projeto. O próximo passo, então, é configurá-las no app.

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Configurando fontes externas no projeto Flutter

Com as fontes presentes no projeto, agora precisamos configurá-las. Para isso, no arquivo pubspec.yaml, adicionamos a pasta assets/fonts para que o projeto reconheça o diretório que está armazenando os arquivos estáticos:

flutter:

    # The following line ensures that the Material Icons font is
    # included with your application, so that you can use the icons in
    # the material Icons class.
    uses-material-design: true

    assets:
    - assets/images/
    - assets/fonts/

Depois disso, é só especificar as fontes que serão utilizadas (também no arquivo pubspec.yaml). É nessa configuração que definimos a largura de cada tipo de fonte:

fonts:
    - family: Montserrat
        fonts:
        - asset: assets/fonts/Montserrat-Light.ttf
            weight: 300
        - asset: assets/fonts/Montserrat-Regular.ttf
            weight: 400
        - asset: assets/fonts/Montserrat-Medium.ttf
            weight: 500
        - asset: assets/fonts/Montserrat-Bold.ttf
            weight: 700

Agora, ao final dessa configuração, é só atualizar o pubspec.yaml para que o projeto reconheça as fontes:

  • Execute o comando flutter pub get, caso você esteja utilizando o terminal;
  • Se estiver utilizando o Android Studio, clique no botão Packages get;
  • Caso esteja utilizando o VS Code, clique no botão Get Packages.

Ao final deste processo, a fonte já está pronta para ser utilizada no aplicativo, conforme o código de exemplo abaixo:

Text(
    "Teste",
    style: TextStyle(
        fontFamily: 'Montserrat',
        fontSize: 24,
        fontWeight: FontWeight.bold
    ),
)

O código acima irá renderizar um widget Text(), conforme a imagem abaixo, já com a fonte Montserrat.

Widget text com fonte personalizada

Autor(a) do artigo

Fagner Pinheiro
Fagner Pinheiro

Professor na TreinaWeb e graduado em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. Apaixonado por desenvolvimento web, desktop e mobile desde os 12 anos de idade. Já utilizou todos os sistemas operacionais possíveis, mas hoje se contenta com o OSX instalado em seu desktop. Quando não está trabalhando, é IGL e Awper do time de CS:GO da Treinaweb. Até passou em uma peneira do Cruzeiro, mas preferiu estudar Python.

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