Criado por Guido Van Rossum em meados dos anos 90, o Python é uma linguagem de programação de alto nível, multiplataforma e open source.
É uma linguagem que ganhou destaque nos últimos anos por possuir uma ótima curva de aprendizagem, ser uma linguagem leve e ter se tornado uma das principais linguagens para o desenvolvimento de IA, Machine Learning e Big Data (áreas em grande crescimento nos últimos anos).
Multiparadigma, ou seja, suporta diversos paradigmas de desenvolvimento, como, orientado a objetos, funcional, imperativo, interpretado, entre outros. Desta forma, com o Python um mesmo programa pode ser feito utilizando diferentes paradigmas ou um único programa poderá ser desenvolvido utilizando mais de um paradigma.
Neste artigo, conheceremos as variáveis e constantes da linguagem e aprenderemos como declará-las.
Curso Python - Fundamentos
Conhecer o cursoCaracterísticas de tipagem do Python
Toda linguagem de programação possui uma tipagem, que é basicamente um conjunto de regras que as define como: Tipagem estática ou dinâmica e forte ou fraca.
O Python é uma das principais linguagens que possui tipagem dinâmica. A tipagem dinâmica é a característica que muitas linguagens de programação possuem por não exigirem que os tipos de dados sejam declarados, pois são capazes de realizar esta escolha dinamicamente. Desta forma, durante a execução do programa ou até mesmo durante a sua compilação, o tipo de uma variável poderá ser alterado.
Além disso, o Python possui como característica a tipagem forte, ou seja, a linguagem não realiza conversões automaticamente entre os tipos suportados.
Tipos de Dados no Python
Como vimos anteriormente, o Python possui tipagem dinâmica, ou seja, suas variáveis podem armazenar dados de diferentes tipos. No Python os tipos suportados são:
Inteiro
O tipo inteiro é representado por toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto de números inteiros relativos (números positivos, negativos ou o zero).
Exemplo:
inteiro = 15
print(type(inteiro)) # <class 'int'>
Float
O tipo float é representado por números decimais, ou seja, números que possuem partes fracionadas.
Exemplo:
ponto_flutuante = 25.10
print(type(ponto_flutuante)) # <class 'float'>
String
String é uma cadeia de caracteres que representam textos.
Exemplo:
nome = "Treinaweb"
print(type(nome)) # <class 'str'>
Booleano
Variáveis booleanas armazenam valores lógicos que podem ser verdadeiro ou falso.
Exemplo:
booleano = True
print(type(booleano)) # <class 'bool'>
Tipo complexo
As variáveis de tipo complexo armazenam dados com formato misto, ou seja, dados de diferentes tipos em uma mesma sentença.
Exemplo:
complexo = 25 + 3j
print(type(complexo)) # <class 'complex'>
Curso Python - Orientação a objetos
Conhecer o cursoRegras de nomeação de variáveis
A linguagem de programação Python possui como regra de nomeação de variáveis o formato snake_case.
Este formato determina que o nome das variáveis possuam um padrão em que, as palavras sejam definidas em letras minúsculas e, caso possua, os espaços serão substituídos por “underline” conforme podemos verificar abaixo:
variavel_com_nome_composto = "Treinaweb"
print(variavel_com_nome_composto) # Treinaweb
Declarando variáveis
A declaração de variáveis no Python é um processo muito simples. Por não possuir um escopo padrão para seus scripts, basta definir o nome da variável e, em seguida, atribuir o valor desejável:
nome_da_variavel = "valor_da_variavel"
Declarando constantes
A regra de nomeação das constantes no Python segue um padrão parecido com as de variáveis, com a diferença de que todas as letras são maiúsculas e separadas por underline “_”. Porém, por possuir tipagem dinâmica, os valores atribuídos à constantes podem ser alterados sem problemas:
MINHA_CONSTANTE = 10
print(MINHA_CONSTANTE) # 10
MINHA_CONSTANTE = 15
print(MINHA_CONSTANTE) # 10
Conclusão
Como vimos nesse artigo, o Python possui tipagem dinâmica e fraca, o que permite que uma variável possa armazenar dados de diferentes tipos em fases diferentes do script. Isso torna o processo de desenvolvimento mais simples, já que não precisamos nos preocupar com o tipo que uma variável vai armazenar, mas pode criar uma bagunça generalizada, caso você use uma variável para várias tarefas em seu programa, então é bom tomar cuidado e, principalmente, ser organizado quanto ao seu desenvolvimento.
Se você quer conhecer mais sobre Python, acesse nosso guia da linguagem.