Desenvolvida em 2005, a linguagem de programação F# (F sharp) é uma linguagem de programação multiparadigma, de código aberto e multiplataforma.
Dentre os paradigmas existentes, o F# é uma linguagem funcional, imperativa e orientada à objetos que permite que usuários e organizações lidem com problemas de computação complexos, porém sendo realizados de maneira que o seu código é considerado simples, de fácil manutenção e robusto.
Curso F# (F Sharp) - Fundamentos
Conhecer o cursoO que é uma linguagem multiparadigma?
Linguagens multiparadigmas são linguagens que suportam vários paradigmas de programação e os utilizam para a solução de diversos problemas.
Ou seja, são as diversas características que determinada linguagem possui que a intitula como uma linguagem multiparadigma. Os paradigmas existentes são:
- Funcional;
- Lógico;
- Declarativo;
- Imperativo;
- Orientado a objetos;
- Orientado a eventos;
Dentre diversas linguagens multiparadigmas, podemos citar:
Aqui no blog possuímos um artigo sobre “Linguagens e paradigmas de programação” para que você possa entender melhor sobre o tema.
De volta ao F#…
Apesar de ser uma linguagem multiparadigma, suas características deixam claro que estamos falando de uma linguagem com vocação funcional.
O paradigma funcional vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente por conta de sua estrutura, simplicidade e poder que as linguagens funcionais oferecem. Perfeito para ambientes escaláveis, o F# possui uma influência muito forte de linguagens como o C++ e o OCaml, o que lhe conferiu uma sintaxe fluída, direta, simples e poderosa ao mesmo tempo.
Sintaxe
A sintaxe do F# é considerada simples e de fácil entendimento. Por ser uma linguagem de alto nível (focada na linguagem humana), o F# possui comandos intuitivos.
Diferente de diversas linguagens, o F# possui dois tipos de sintaxe, a sintaxe leve e a sintaxe verbosa. A sintaxe leve é mais curta e utiliza a indentação por espaços para determinar o início e fim de um bloco de código, como no Python. Já a sintaxe verbosa, que não é comumente utilizada, utiliza as palavras begin
, end
e in
para delimitar o início e fim de um bloco.
Por padrão, a sintaxe do F# é a sintaxe leve e as principais diferenças entre elas podem ser vistas na tabela abaixo:
Podemos perceber então que a sintaxe leve é mais simples de entender e escrever quando comparado com a sintaxe verbosa.
Características da linguagem
Como vimos durante todo o artigo, o F# é uma linguagem predominantemente funcional, simples, rápida e intuitiva. Além disso, o F# possui algumas características predominantes:
- Dois tipos de sintaxe;
- Não utiliza ponto e vírgula para finalizar uma instrução;
- Suporta diferentes paradigmas computacionais;
- Multiplataforma;
- Dentre outros.
Concluindo
O F# é uma das principais linguagens funcionais do mercado. Muito utilizada por organizações para resolver problemas complexos e funcionar em ambientes escaláveis, esta linguagem pode se tornar uma excelente alternativa quando o desenvolvedor necessitar de uma linguagem robusta, funcional e, ao mesmo tempo, simples e escalável.
No site do F# podemos encontrar sua documentação, download e como contribuir para a linguagem.