Tendo a sua primeira release publicada em agosto de 2009 no GitHub, o Jasmine é uma biblioteca de testes JavaScript, de código aberto que tem como principal objetivo a execução em qualquer plataforma habilitada ao JavaScript.
A realização de testes no desenvolvimento de uma aplicação é de fundamental importância para o seu resultado final. À medida em que todo o código vai sendo desenvolvido, a sua complexidade vai aumentando, desta forma, a realização de testes vai sendo primordialmente requerida.
O Jasmine é um Framework que serve para criar testes automatizados no JavaScript e é um dos mais utilizados para tal finalidade.
Curso JavaScript - Testes automatizados com Jasmine
Conhecer o cursoRelembrando Framework
Aqui no blog já possuímos um artigo que aborda “Para que serve um Framework”, mas em palavras mais simples, o framework é um facilitador no desenvolvimento de diversas aplicações e, sem dúvida, sua utilização poupa tempo e custos para quem utiliza, pois de forma mais básica, é um conjunto de bibliotecas utilizadas para criar uma base, onde as aplicações são construídas, um otimizador de recursos.
Possui como principal objetivo resolver problemas recorrentes com uma abordagem mais genérica. Ele permite ao desenvolvedor focar nos “problemas” da aplicação, não na arquitetura e configurações.
De volta ao Jasmine
Como dito anteriormente, o Jasmine é bastante utilizado na realização de testes automatizados em JavaScript. Isso quer dizer que é utilizado o Framework para analisar toda a funcionalidade da aplicação a fim de verificar se a lógica de negócio proposta está funcionando de acordo com o esperado.
Sabemos da importância dos testes de softwares para a garantia da qualidade final de todo o projeto, para que todos os resultados esperados sejam atingidos, desta forma, escrever testes automatizados é de fundamental importância para o desenvolvimento de um software.
Características do Jasmine
Podemos dizer que a utilização do Jasmine em um projeto traz diversas vantagens, uma delas é a sua utilização em testes JavaScripts. Mas não é a única, dentre suas diversas características podemos citar:
- Por não possuir dependências externas, possui baixa sobrecarga;
- Já vem completo para que os testes sejam realizados sem a necessidade de incluir alguma outra ferramenta JavaScript para tal finalidade;
- Não há necessidade da utilização do DOM;
- É possível a execução de testes em Node.js com a mesma estrutura utilizando diretamente no navegador;
- Conta com o script próprio para a execução de testes;
- Possui sintaxe clara e limpa para execução de testes, entre outros.
Curso JavaScript Básico
Conhecer o cursoSintaxe do Jasmine
Como podemos perceber abaixo, o Jasmine possui um código de fácil entendimento, sintaxe simples e uma estrutura de desenvolvimento orientada por comportamento para testar o código JavaScript. Como disse anteriormente, não é necessário uma outra estrutura JavaScript e não requer o uso de DOM.
describe("A suite is just a function", function() {
var a;
it("and so is a spec", function() {
a = true;
expect(a).toBe(true);
});
});
Podemos então concluir…
Como vimos neste artigo, o Jasmine é um ótimo framework de testes automatizados para o Javascript. Sabemos que testar nossas aplicações é algo de extrema importância, o que torna o Jasmine ainda mais importante para o ecossistema Javascript.
No site do Jasmine é possível acessar toda a sua documentação, releases, suporte, dentre outros.