Quando se fala de qualidade de software, sabemos que a etapa de teste é imprescindível. O software deve fazer o que o cliente precisa de maneira confiável, segura, eficiente e flexível. Porém realizar testes de forma manual gasta tempo e dinheiro, por isso devemos dar a devida importância de se realizar os testes automatizados.
Curso Selenium - Testes Automatizados com TestNG
Conhecer o cursoPara nos auxiliar, existem as ferramentas de automação, que simulam a interação que um usuário teria, realizando os testes automaticamente quantas vezes forem necessárias. Uma dessas ferramentas é o Selenium, tema deste artigo.
Selenium é um conjunto de ferramentas de código aberto multiplataforma, usado para testar aplicações web pelo browser de forma automatizada. Ele executa testes de funcionalidades da aplicação web e testes de compatibilidade entre browser e plataformas diferentes. O Selenium suporta diversas linguagens de programação, como por exemplo C#, Java e Python, e vários navegadores web como o Chrome e o Firefox.
O ecossistema do Selenium é bem completa, sendo:
Selenium IDE
Selenium IDE é um ambiente integrado de desenvolvimento para scripts de testes automatizados, onde permite o usuário criar testes de forma muito rápida. Essa ferramenta te permite gravar os scripts, funcionando como um recorder, gravando as ações do usuário.
Esse script gerado você pode parametrizar e executar quantas vezes você quiser. O Selenium IDE inclui o Selenium Core , permitindo que você facilmente possa gravar e reproduzir os testes no ambiente real que será executado. O IDE é voltado para testes rápidos, com rápidos feedbacks.
É importante ressaltar que o Selenium IDE funcionava até a versão 55 do Firefox - e somente no Firefox. Porém, em 2018 eles voltaram com o projeto, ainda em “alpha”, mas agora disponível para Firefox e Chrome.
Curso Google Chrome Developer Tools
Conhecer o cursoSelenium WebDriver
O Selenium WebDriver usa o próprio driver do navegador para a automação. É a forma mais moderna de interação atualmente, pois cada browser possui o seu respectivo driver, permitindo a interação entre o script de teste e o respectivo browser.
Esta versão é indicada para testes mais elaborados e por usuários familiarizados com a ferramenta. Geralmente usa-se o Selenium IDE para testes básicos, exporta-se o script e depois edita-se o script para realizar testes mais elaborados.
Selenium Grid
No Selenium Grid, você lança seu script sobre diferentes navegadores. O Grid é voltado para clusterização, permitindo você realizar os testes em máquinas diferentes de forma remota.
Segundo o site oficial do Selenium, o Selenium Grid leva o WebDriver a outro nível, executando testes em muitas máquinas ao mesmo tempo, reduzindo o tempo necessário para testar em vários navegadores e sistemas operacionais. Utilizando o Selenium Grid você ganha na escala, onde executamos o mesmo teste em centenas de configurações diferentes.
Considerações finais
A pressão do mercado pela qualidade dos softwares faz com que essa tecnologia esteja cada vez mais presente, e consequentemente, a procura por profissionais da área de testes cresça cada vez mais.