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Marketing Digital

Por que devo investir no Marketing Digital?

Veja neste artigo o porquê você deve investir em Marketing Digital no seu negócio.

há 6 anos 2 meses


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Sabemos que hoje, uma empresa estar inserida no mundo virtual é fundamental para que ela possa ter visibilidade e se tornar uma referência em seu ramo. Marcar presença na internet hoje é crucial para que uma empresa seja reconhecida. Além disso, devemos fazer o melhor uso possível das ações de Marketing Digital para diminuir a distância (literalmente) entre a empresa e o consumidor.

Por isso, vamos abordar nesse artigo o por que as empresas devem investir em Marketing Digital nos dias de hoje e os benefícios que isso trará.

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Marketing Digital

Antes de qualquer coisa, precisamos saber o que vem a ser o Marketing Digital.

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias utilizadas para alcançar os consumidores por meio de canais online e assim promover sua marca e produtos. Além das empresas reforçarem sua marca e aumentarem suas oportunidades de negócio, é uma ótima maneira de manter um bom relacionamento com o consumidor.

Dentro do Marketing Digital inclui diversas frentes de atuação como SEO, Marketing de conteúdo, e-mail marketing, inbound, redes sociais, Otimização de Conversão (CRO), Marketing de Busca (SEM), entre outros.

Temos também um artigo interessante sobre as siglas e termos do Marketing Digital.

Outro ponto interessante é que o Marketing Digital pode ser utilizado por qualquer tipo de empresa independente de seu tamanho, pois ele é muito acessível. Além disso, você pode analisar os resultados e observar a efetividade das ações e assim calcular o retorno.

Ao utilizar as ações de Marketing Digital, queremos extrair o máximo delas para fazer proveito dos benefícios. Mas quais seriam esses benefícios? Veremos no tópico a seguir.

Importância do Marketing Digital

Hoje o Marketing Digital é - e deve ser - uma prioridade para as empresas como já vemos em muitas atualmente. A interatividade com o público é algo que estamos vendo muito por aí. Com certeza você já viu uma grande empresa que sempre está interagindo com seus consumidores pelas redes sociais, seja pelo o uso de chat, respondendo os comentários, postando conteúdo. É muito importante que a experiência do usuário seja a melhor possível, antes, durante e depois do processo de compra.

Com a utilização do Marketing Digital você irá alcançar um número muito grande de pessoas, o que é ótimo. Mas aí entra mais uma das vantagens que é o direcionamento. Com ele, você pode direcionar suas ações para atrair e conquistar pessoas que realmente tem o perfil de consumidor da sua empresa. Além disso, você pode conhecer melhor o seu público e fazer ações diretamente para eles.

Depois que você utilizar as ações de Marketing Digital, temos uma etapa fundamental para termos a melhoria contínua: a obtenção e análise de dados.

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Como colocar isso em prática?

Bom, agora que vimos apenas algumas (são muitas!) das vantagens que o Marketing Digital pode nos trazer, precisamos saber como podemos chegar nesses resultados. Aliás, eles não vão vir sozinhos se não fizermos nada, rs.

Atualmente temos diversas estratégias, onde uma acaba ajudando a outra. Vamos listar algumas rapidamente. Depois você pode pesquisar sobre cada um mais a fundo e explorar os outros também.

Inbound Marketing

É uma estratégia onde seu objetivo é ser encontrado pelas pessoas, ou seja, é um marketing de atração. Assim, suas publicações passam a ser buscadas por cada vez mais pessoas, isso quando é praticado continuamente. Mas, para suas publicações serem mais buscadas, você deve criar um conteúdo relevante, o que damos o nome de Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo

Nesse processo você deve publicar materiais realmente relevantes, a fim de atrair, converter e ganhar clientes. Esses materiais podem ser divulgados em blogs e sites (tanto da empresa como também de parceiros) e também nas redes sociais.

E-mail Marketing

Esse é um processo de envio de e-mails com algum propósito para um grupo de contatos específico. Esses contatos são frutos de uma inscrição em uma newsletter ou até mesmo pelo cadastro que a pessoa fez na empresa/loja. Essa interação com e-mails é um canal direto com o consumidor e nele você pode informá-los de uma novidade em primeira mão, descontos exclusivos ou até mesmo um conteúdo rico, onde somente quem faz parte dos contatos terá acesso. Aqui o consumidor tem que ver vantagem em continuar inscrito e recebendo seus e-mails.

Otimização de Conversão – CRO

Aqui temos o processo de trazer o público para sua base de contatos e convertê-los em clientes, fazendo com que eles cheguem até o final do processo, o que chamamos de funil de vendas. Neste processo além dessa conversão, precisamos nos atentar onde as conversões não estão sendo aproveitadas, ou até mesmo dando erradas.

Por exemplo, se um cliente se inscreve na sua newsletter, clica em um e-mail onde é oferecido um super desconto, fica um bom tempo navegando pelo site e até coloca alguns produtos no carrinho e… para por aí. Neste cenário, precisamos entender o motivo da desistência no carrinho de compras. Será que o frete ficou caro? Será que a pessoa está com medo de colocar os dados de seu cartão de crédito? Podem ser tantas razões e elas precisam ser investigadas.

Concluindo…

Aqui vimos apenas algumas das estratégias que podemos utilizar para chegar nos tão sonhados resultados. O mundo hoje gira em torno da internet e devemos aproveitar o máximo as oportunidades que ela nos dá. Por isso o Marketing Digital está e vai ficar cada vez mais em alta durante muito tempo.

Aqui na TreinaWeb temos um curso inicial de Marketing Digital, além de outros específicos como SEO, Facebook e Analytics, para que assim você consiga alavancar mais ainda seus negócios.

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Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

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