O GitHub é uma das mais conhecidas plataformas de hospedagem de código-fonte com controle de versão utilizando o Git. É mundialmente utilizado por diversos programadores cadastrados na plataforma que contribuem diariamente com seus projetos privados ou Open Source.
Lançado em 2008, foi comprado pela Microsoft em 4 de Julho de 2018 com valores estimados em cerca de US$ 7,5 bilhões.
Possui grandes projetos hospedados, como, por exemplo, WordPress, Atom, GNU/Linux, entre outros. Como consta em sua página inicial, todo desenvolvedor poderá hospedar, analisar, gerenciar projetos e construir softwares ao lado de 31 milhões de outros desenvolvedores e mais de 2,1 milhões de empresas e organizações que também utilizam o GitHub.
Curso Git - Fundamentos
Conhecer o cursoPorém, além do GitHub fornecer um serviço para hospedagem de código fonte, a plataforma possui ainda diversos outros recursos que provavelmente muitos usuários desconhecem. Neste artigo falaremos de 5 dos principais.
Edição de código
Ao acessar o GitHub, é possível editar os seus códigos de maneira simples e rápida.
Isso facilita quando o desenvolvedor precisa fazer uma alteração rápida em um projeto. Para isto, basta clicar sobre o arquivo que deseja editar, conforme a imagem abaixo:
Após o arquivo aberto, clique sobre a “canetinha” à esquerda, conforme imagem abaixo:
Realize a alteração necessária em seu código:
Por fim, realize o commit das alterações, adicionando a descrição e seu código será alterado no repositório.
GitHub Wiki
Com o GitHub Wiki é possível criar uma “documentação” do seu projeto, fornecendo informações diversas sobre seu repositório.
Para criar o Wiki do seu projeto, basta clicar sobre a aba “wiki”, conforme a imagem abaixo, e clicar sobre o botão “Create the first page”:
Na página seguinte, insira o conteúdo desejado e clique sobre o botão “Save Page”. Vale observar que o próprio GitHub já possui formas de editar o texto, adicionando estilos e assim melhorando a forma da visualização dos dados.
Este recurso é muito utilizado para descrição geral de um projeto, lista de versões e suas alterações, passos para instalação do projeto, lista de contribuidores, etc.
Curso Git e GitHub - Controle de versão
Conhecer o cursoCriar listas de tarefas
Uma outra funcionalidade provida pelo GitHub é a criação de lista de tarefas para descrever as funcionalidades a serem desenvolvidas no projeto. Estas listas auxiliam o desenvolvedor a gerenciar as novas funcionalidades ou correções que devem ser implementadas.
Para criar uma lista de tarefas, clique sobre a aba “Issues” do repositório e selecione a opção “New issue”, conforme a imagem abaixo:
Feito isso, você poderá descrever sua lista de tarefas para o projeto. Para criar uma lista com checkbox, clique sobre o botão marcado na imagem abaixo e informe a descrição desta tarefa.
Feito isso, clique sobre o botão “Submit new issue” e a lista de tarefas estará pronta. Ao realizar a tarefa, basta marcar o checkbox que o GitHub salvará as alterações automaticamente.
GitHub Pages
O GitHub Pages é um recurso que permite criarmos uma página web estática para nossos repositórios totalmente gratuita.
Temos aqui no blog um artigo de como criar páginas para repositórios com o GitHub Pages, e caso esteja interessado, recomendo a leitura e o passo a passo.
Criar project boards
Sim! Esta é uma outra funcionalidade do GitHub.
Com ela podemos gerenciar de maneira mais fácil nossos projetos no próprio repositório, fazendo com que o mesmo funcione similar ao que fazemos quando utilizamos o Trello.
Desta forma, torna-se algo extremamente útil na hora de desenvolver, como podemos ver na imagem abaixo:
Veja neste artigo como criar um project board no github :)
Extra: Obtendo licença de estudante no GitHub
Caso você esteja matriculado em alguma instituição de ensino e tenha idade maior que 13 anos, o GitHub disponibiliza a licença para estudantes que provê diversos recursos.
No total, dezenas de ferramentas fazem parte das vantagens oferecidas a partir da licença do Student Developer Pack. Dentre as ferramentas temos: DigitalOcean, Heroku, Travis CI, Transifex, dentre outros, e o benefício poderá ser de 1 ano, 2 anos ou até o final do prazo da licença.
O artigo “Como obter uma licença para estudante no GitHub” te auxilia em como obter esta licença e as vantagens em tê-la.