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Curso de Lógica Orientada a Objetos Completo

Lógica de Programação Orientada a Objetos é um pré-requisito para praticamente todos os programadores que queriam aprender linguagens de programação e tecnologias web ou desktop, que se utilizam de orientação a objetos.

Nível Iniciante Categoria Desenvolvimento Back-end

  • Curso com 04h49 de vídeos
  • Certificado com 24 horas
  • 37 exercícios
  • 12 desafios de código

Sobre o curso

A maioria das linguagens modernas são fundamentadas em um ideal (também chamado paradigma) de codificação que possibilita a escrita de um código mais "humano", de manutenção mais fácil e que também possibilite um alto nível de reaproveitamento de código, o que certamente nos dá maior velocidade no processo de desenvolvimento. Esse paradigma é conhecido como Paradigma Orientado a Objetos ou simplesmente Orientação a Objetos.

O grande ponto é que desenvolver de maneira orientada a objetos exige um certo estudo, tendo em vista que a nossa maneira de organizar nosso algoritmo deve ser modificada para que fique de acordo com o paradigma orientado a objetos. Além disso, a orientação a objetos emprega uma série de conceitos que podem soar até mesmo abstratos demais. Porém, quando compreendemos estes conceitos de maneira efetiva, nos tornamos capazes de produzir código com mais qualidade e mais legibilidade em menos tempo. Por isso, esclarecer estes conceitos do paradigma orientado a objetos é o objetivo deste curso

A maioria das linguagens modernas são fundamentadas em um ideal (também chamado paradigma) de codificação que possibilita a escrita de um código mais "humano", de manutenção mais fácil e que também possibilite um alto nível de reaproveitamento de código, o que certamente nos dá maior velocidade no processo de desenvolvimento. Esse paradigma é conhecido como Paradigma Orientado a Objetos ou simplesmente Orientação a Objetos.

O grande ponto é que desenvolver de maneira orientada a objetos exige um certo estudo, tendo em vista que a nossa maneira de organizar nosso algoritmo deve ser modificada para que fique de acordo com o paradigma orientado a objetos. Além disso, a orientação a objetos emprega uma série de conceitos que podem soar até mesmo abstratos demais. Porém, quando compreendemos estes conceitos de maneira efetiva, nos tornamos capazes de produzir código com mais qualidade e mais legibilidade em menos tempo. Por isso, esclarecer estes conceitos do paradigma orientado a objetos é o objetivo deste curso

O que irá aprender?

Neste curso abordaremos tudo o que você precisa aprender para compreender a orientação a objetos. São vídeo aulas e apostilas que mostram os principais conceitos da orientação a objetos, e a aplicação deles em uma linguagem de programação. Também serão passados exercícios para que você possa fixar, praticar e aplicar o conteúdo aprendido.

Dentre várias outras coisas, você será capaz de:

  • Compreender melhor as vantagens e decorrências da utilização do paradigma orientado a objetos;
  • Compreender melhor o que vêm a ser classes, objetos, atributos e métodos;
  • Entender na prática conceitos importantes da orientação a objetos, como encapsulamento e polimorfismo;
  • Aplicar corretamente o conceito de herança em linguagens orientadas a objeto;
  • Entenderá a importância das interfaces em linguagens orientadas a objeto;
  • Aprenderá a criar estruturas orientadas a objetos que interagem entre si através de composição e/ou agregação;
  • Aplicar os conceitos da orientação a objetos corretamente em projetos reais;
  • Entender e aplicar boas práticas de codificação em linguagens orientadas a objetos.

Pra quem é esse curso?

Este curso é destinado a desenvolvedores que desejam ter seu primeiro contato com o paradigma orientado a objetos. Ele também é voltado para desenvolvedores que desejam compreender melhor alguns conceitos mais complexos ou mesmo desejam somente fazer uma revisão destes conceitos.

Quais os pré-requisitos para esse curso?

Os pré-requisitos não são obrigatórios, são apenas sugestões. Eles dão uma base de parte do conhecimento que é interessante ter para um bom aproveitamento nesse curso.

Metodologia

  • Videoaulas
  • Texto e imagens
  • Início Imediato
  • Desafios de código
  • Testes de aprendizado

Ambiente do curso

  • Java 8 ou superior
  • Eclipse 4.5.2 ou superior

Sobre o professor

Cleber Campomori

Cleber Campomori

Cleber é pós-graduado em Projeto e Desenvolvimento de Aplicações Web, além de Microsoft Specialist (HTML5/CSS3), Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA) Web Applications e Microsoft Certified Solutions Developer (MCSD) Web Applications. Fascinado por Arquitetura de Software, Programação Funcional, Machine Learning e educação em geral. Também é conhecido como "o boladão".

Conteúdo programático

  1. Introdução

    Nesta aula, vamos ter um overview dos conteúdos a serem estudados neste curso.

    1 aula
    • Introdução
  2. Preparação do ambiente

    Neste aula, nós vamos preparar as nossas máquinas para que consigamos prosseguir com o curso de Lógica Orientada a Objetos

    3 aulas
    • Preparação do ambiente
    • Fazendo a instalação do Java Development Kit
    • Fazendo a instalação do Eclipse
  3. Entendendo melhor o que é a orientação a objetos

    Nesta aula, vamos clarificar melhor os conceitos relacionados à orientação a objetos

    6 aulas
    • Entendendo melhor o que é a orientação a objetos
    • Como surgiu o conceito da orientação a objetos?
    • Mas ainda não estou convencido. Por que a orientação a objetos?
    • Mais detalhes do paradigma orientado a objetos
    • Diagramas UML e o diagrama de classes
    • Questionário
  4. Classes e objetos

    Vamos começar a entender dois dos principais pilares da orientação a objetos: as classes e os objetos

    10 aulas
    • Classes e objetos
    • Mas o que seriam classes?
    • E o que seriam os objetos?
    • Representação de classes na UML
    • Começando o projeto "Zoológico"
    • O que é uma classe?
    • Definindo atributos em uma classe
    • Questionário
    • Desafio de Código
    • Desafio de Código
  5. Encapsulamento

    Nesta vídeo-aula, vamos verificar um conceito importantíssimo da orientação a objetos: o encapsulamento

    15 aulas
    • Encapsulamento
    • Por que devo me preocupar com encapsulamento?
    • Atributos de visibilidade
    • Métodos acessores
    • Encapsulamento, atributos de visibilidade e UML
    • Entendendo o encapsulamento
    • Definindo métodos em nossas classes
    • Utilizando as nossas classes
    • Construtores e sobrecargas
    • Definindo classes abstratas
    • Questionário
    • Desafio de Código
    • Desafio de Código
    • Desafio de Código
    • Desafio de Código
  6. Hora de praticar!

    Nesta aula, iremos propor exercícios para você aplicar os conceitos vistos este momento no curso.

    1 aula
    • Exercício
  7. Herança

    Vamos, nesta aula, discorrer sobre um dos elementos mais polêmicos da orientação a objetos: a herança

    18 aulas
    • Herança
    • Superclasses e subclasses
    • Quando devo, de fato, utilizar a herança?
    • Por que a herança constitui um assunto tão polêmico?
    • O atributo de visibilidade “protected”
    • Herança e UML
    • Herança simples ou herança múltipla?
    • Começando com a herança
    • Continuando com a herança
    • Métodos abstratos
    • Continuando com o encapsulamento
    • Atributos e métodos protegidos?
    • Evitando a sobrescrita de métodos
    • Mais discussões sobre a sobrescrita de métodos
    • Questionário
    • Desafio de Código
    • Desafio de Código
    • Desafio de Código
  8. Interfaces

    Nesta vídeo-aula, vamos discutir sobre um recurso muitas vezes renegado por parte dos desenvolvedores na orientação a objetos: as interfaces

    9 aulas
    • Interfaces
    • O que são interfaces?
    • Interfaces e UML
    • Começando com as interfaces
    • Continuando com as interfaces
    • Orientação a objetos, LSP e polimorfismo
    • Questionário
    • Desafio de Código
    • Desafio de Código
  9. Composição, agregação e cardinalidade

    Vimos que as diferentes classes de nossa aplicação podem criar interações entre si. Neste capítulo, vamos aprender como classificar estas relações

    13 aulas
    • Composição, agregação e cardinalidade
    • Composição e agregação
    • Cardinalidade de relações entre objetos
    • Verificando a composição
    • Verificando a agregação
    • Verificando a cardinalidade de relações entre objetos
    • Projeto "Calculadora" - parte 1
    • Projeto "Calculadora" - parte 2
    • Projeto "Calculadora" - parte 3
    • Projeto "Calculadora" - parte 4
    • Projeto "Calculadora" - parte 5
    • Questionário
    • Desafio de Código
  10. Hora de praticar!

    Nesta aula, iremos propor exercícios para você aplicar os conceitos vistos este momento no curso.

    1 aula
    • Exercício
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