Variáveis e Constantes são conceitos fundamentais para o estudo de lógica de programação, vamos agora entender qual a utilidade de cada uma.
Quando vamos desenvolver um algoritmo precisamos lidar com dados. Eles podem ser do próprio algoritmo ou enviados pelo usuário, sendo necessário manipulá-los para que o objetivo do algoritmo seja alcançado. Neste momento entram as variáveis e constantes, elas representam o “endereço” onde o dado está guardado na memória para que você possa acessar ou alterar esse valor.
Variáveis
Uma variável é um nome que definimos para armazenar dados de forma simples. O valor de uma variável pode ser alterado no andamento do algoritmo, por isso o nome de variável.
Vamos pensar em um exemplo onde precisamos fazer um algoritmo que some dois números, portanto podemos representar da seguinte forma:
algoritmo
declare inteiro num1 = 3.
declare inteiro num2 = 8.
declare inteiro soma;
soma = num1 + num2;
exibir soma;
Para facilitar o entendimento podemos demonstrar o algoritmo em um fluxograma:
Em relação ao exemplo acima, perceba que na variável num1
adicionamos o valor numérico 3 e na variável num2
adicionamos o valor numérico 8, por fim na variável soma
adicionamos o resultado do cálculo de soma entre num1
e num2
. Desta forma cada variável é representada por seu nome e guardará os valores que são atribuídos a ela, permitindo que uma variável seja o resultado de uma operação entre outras variáveis.
O exemplo acima aplicado na linguagem de programação C ficará da seguinte forma:
void main() {
int num1 = 3;
int num2 = 8;
int soma;
soma = num1 + num2;
printf("A soma do número 1 com o número 2 é %d", soma);
}
Ao executar ele retorna o valor da soma:
Obs: exemplo utilizando a linguagem C, porém o conceito do uso de variáveis são os mesmos para quaisquer linguagens, alterando somente a sintaxe particular de cada linguagem.
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Vale ressaltar que as variáveis levam este nome justamente porque podem ter o seu valor alterado conforme a necessidade do algoritmo, se após a soma dos números 1 e 2 fosse necessário efetuar a troca do valor da variável num1
para 10, podemos prosseguir com o algoritmo da seguinte forma:
algoritmo
declare inteiro num1 = 3;
declare inteiro num2 = 8;
declare inteiro soma;
soma = num1 + num2;
exibir soma;
num1 = 10;
soma = num1 + num2;
exibir soma;
Para facilitar o entendimento, o algoritmo acima pode ser representado pelo seguinte fluxograma:
Este novo algoritmo em C ficará da seguinte forma:
void main()
{
int num1 = 3;
int num2 = 8;
int soma;
soma = num1 + num2;
printf("A soma do número 1 com o número 2 é %d", soma);
num1 = 10;
soma = num1 + num2;
printf("\nA soma do número 1 com o número 2 é %d", soma);
}
O retorno esperado será conforme abaixo:
No retorno esperado é possível verificar que no primeiro momento o resultado da operação foi o número 11, porém depois de alterar o valor da variável num1
e consequentemente o da variável soma
, no segundo momento o resultado foi a soma com o valor atualizado da variável num1
, no caso, 18.
Tipos de variáveis
Ao declarar uma variável nós precisamos informar de qual tipo é aquela variável. Cada linguagem de programação oferece um conjunto de tipos de variáveis, onde os mais comuns são:
- int: Variável número do tipo inteiro, positivo ou negativo.
- float: Variável numérica do tipo decimal.
- double: Variável numérica do tipo decimal de precisão dupla.
- char: Variável que representa um caractere do tipo texto.
- string: Variável que representa um conjunto de caracteres do tipo texto.
- boolean: Variável booleana, ou seja, que pode representar somente dois valores, verdadeiro ou falso.
Uma curiosidade, algumas linguagens trabalham com tipo dinamicamente e outras fazem a inferência do tipo com base no dado definido na sua inicialização. Temos um artigo muito interessante que fala sobre as tipagem nas linguagens de programação que vale bastante a leitura.
Constantes
Ao contrário das variáveis, que podemos alterar o valor conforme a necessidade do algoritmo a ser desenvolvido, as constantes precisam ser inicializadas e não podem ter o seu valor alterado.
Por exemplo, caso seja necessário calcular a área de uma circunferência, podemos adotar o seguinte algoritmo:
algoritmo
declare real área;
declare real raio = 5;
declare constante real pi = 3.14;
area = pi * (raio * raio);
exibir area;
Para facilitar o entendimento o algoritmo acima, ele pode ser representado pelo seguinte fluxograma:
Este algoritmo em C ficará da seguinte forma:
void main() {
float area;
float raio = 5;
const float pi = 3.14;
area = pi * (raio * raio);
printf("\nA área é de %0.2f", area);
}
Teremos o seguinte retorno:
No caso a constante pi
recebeu o valor de 3.14, afinal, de acordo com as leis matemáticas PI é um valor fixo, se por algum motivo o algoritmo tentar mudar o valor de pi
, como se pode ver utilizando C, retornará um erro como abaixo:
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Lembrando que é importante entender os fundamentos da utilização das variáveis e constantes pois elas terão um papel muito importante nos seus estudos na área de desenvolvimento.
Outro artigo muito importante que indico para você que está começando no mundo da programação é sobre os condicionais e loops, algo essencial para quem está aprendendo lógica de programação.
Além disso, existem outros conceitos importantes que tratamos no guia de introdução a programação, indico fortemente a leitura.
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- Entender qual diferença entre dados e informações;
- Conhecer os diferentes tipos de dados;
- Saber com trabalhar com variáveis e constantes;
- Saber como trabalhar com os operadores aritméticos, relacionais e lógicos.